Prata da Casa apresenta Ana Francisca, artista premiada em Veneza, na Itália

Prata da Casa apresenta Ana Francisca, artista premiada em Veneza, na Itália

29/09/2019 2 Postado por: Marketing AEA-BA

Ana Francisca da Silva Rocha. Este não é apenas o nome de uma colega aposentada da Caixa. É o nome, também, de uma artista plástica premiada internacionalmente, que conquistou um segundo lugar na exposição coletiva em homenagem à Bienal de Veneza, na Galeria Scuola Gradi Di Santeodoro, na Itália, no mês passado.

 

É mais um talento apresentado agora pela AEA/BA, através do Projeto Prata da`Casa.

 

O trabalho premiado de Ana Francisca, dentre outros quatro apresentados por ela, foi a xilogravura intitulada Procissão do Senhor dos Navegantes das Cidades Ribeirinhas do Rio São Francisco.

 

Nessa exposição, ela concorreu com artistas de vários países, o que valorizou bastante sua premiação. “Estou muito feliz com essa premiação. É uma importante motivação para minha carreira”, comemora.

 

Ana é uma artista eclética e o conjunto da sua obra contempla criações em várias técnicas. Hoje seu acervo conta com mais de 100 trabalhos emoldurados.

 

Ana Francisca recebendo o diploma de participação da Bienal de Veneza.

“VELHO CHICO” COMO INSPIRAÇÃO

 

Desenvolvendo seu talento há mais de 30 anos, ela afirma não ter recebido influência direta de nenhum artista: “A poética do meu trabalho vem do meio ambiente e da natureza, com destaque para a água. Abracei o Rio São Francisco como minha grande fonte de inspiração.”

 

Ana Francisca começou a descortinar sua vida artística aos nove anos de idade. Daí em diante, deu asas ao seu talento, fez diversas exposições em galerias e outros espaços culturais espalhados pela Bahia e fez o curso de bacharelado em artes visuais, na Faculdade de Belas Artes da UFBA.

 

 

ARTISTA INTERNACIONAL

 

A grande chance de Ana em entrar para o mundo internacional da arte, contudo, surgiu no concurso para a 7 Expoarte promovida pela Galeria Eclética World Itália, em marco deste ano, em Salvador.

 

Nesse evento, diante de uma grande concorrência, ela foi premiada com sua pintura em aquarela Fundo do Mar. Foi esse resultado que lhe garantiu a participacão no concurso da Bienal de Veneza, na Itália.

 

FUTURO PROMISSOR

 

Feliz com seu reconhecimento internacional, ela complementa: “Agora estou credenciada a expor e vender minhas obras em eventos de vários países, através da Galeria Eclética World Itália.”

 

A artista vê com otimismo seu futuro e não descuida do seu aprimoramento para ajudá-la a enfrentar novos desafios internacionais. Para tanto, estudou alemão, francês, espanhol e inglês, idiomas que fala com desenvoltura.

 

Na sua vida de artista plástica, Ana faz questão de frisar: “Jamais tive um patrocínio. Toda a minha trajetória foi custeada por recursos próprios e através de muitos sacrifícios. Por isso, sinto-me uma vitoriosa!”

 

Ana Francisca expõe os seus trabalhos no Instagram (@franciscarochaana) e no Facebook.

 

Ana Francisca também é Prata da Casa!

 

SOMOS TODOS AEA/BA!