AEA/BA parabeniza os médicos pelo seu dia

AEA/BA parabeniza os médicos pelo seu dia

18/10/2021 1 Postado por: Marketing AEA-BA

Hoje é Dia do Médico. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento de São Lucas, o protetor dos médicos. São Lucas foi um dos seguidores de Jesus e, segundo a tradição, escreveu um dos livros dos Evangelhos e o livro de Atos dos Apóstolos.

Ele estudou medicina em Antioquia (atual Turquia) e foi chamado pelo apóstolo Paulo de “amado médico” na epístola aos Colossenses. É considerado patrono dos médicos desde o século XV.

“Curar quando possível; aliviar quando necessário; consolar sempre” é uma frase atribuída a Hipócrates, o pai da medicina, e define a importância do médico para a sociedade.

A formação de um médico requer muito tempo de estudo, dedicação e investimento, e o fim da graduação representa apenas o início de uma longa jornada. É no relacionamento com os pacientes e vivenciando situações reais é que o médico pode testar sua real vocação para o exercício de uma profissão que tem como objetivo principal preservar a vida e o bem estar.

A AEA/BA felicita a todos os médicos do país pelo seu dia e em especial à Drª Cacilda Sampaio Principe, nossa colega associada, que recebeu recentemente do Conselho Federal de Medicina o Diploma de Mérito Ético Profissional outorgado aos médicos que completam 50 anos de exercício da profissão sem ter sofrido sanção ética.

Profissionais exemplares como a Drª Cacilda fazem da medicina esta função excelsa e sublime, responsável por levar apoio e cura às pessoas. Desde o início da pandemia, os médicos estiveram e permanecem na linha de frente desta guerra.

Vencendo os seus próprios temores e honrando as palavras sagradas de Hipócrates, jamais abandonaram seus pacientes. Todos os dias, em jornadas exaustivas e muitas vezes emendando dias ao lado de outros profissionais da Saúde.

Por isso, a AEA/BA reitera as felicitações e os seus cumprimentos a todos aqueles que exercem a função – inclusive nossos colegas de associação – e se distinguem como profissionais formados para salvar vidas.