Manifesto contra a suspensão de atividades da AEA/BA

05/11/2020 8 Postado por: Marketing AEA-BA

Em nome da Diretoria Executiva da AEA/BA, manifesto total indignação com a recente decisão da Comissão Eleitoral, a qual determina a “suspensão da realização de toda e qualquer reunião ou evento de qualquer natureza, ainda que seja institucional”.

A Comissão Eleitoral (CE) não tem qualquer prerrogativa estatutária que lhe permita a proibição de todas as atividades da AEA/BA, cabendo-lhe somente a fiscalização sobre propaganda eleitoral manifesta nas atividades supramencionadas, o que, aí sim, caracterizaria uma irregularidade.

Além disso, a CE deveria ter elaborado um Regulamento Eleitoral com artigos claros, precisos e que contivessem um mínimo que fosse de regramento de campanha para balizar a atuação das chapas inscritas. A forma como foi constituído só remete a casos omissos, o que tem sido uma prática nos julgamentos e decisões proferidas.

Há que se considerar ainda que grande parte das atividades e eventos já constavam em cronograma apresentado em fevereiro deste ano, conforme programação aqui publicada e que teve que ser ajustada a partir de março com a suspensão das atividades presenciais, devido à pandemia da Covid-19.

Oficinas, Biodança, debates, aulas de Yoga e Tai Chi Chuan, reuniões mensais e o projeto Prata da Casa foram elaborados para entreter os associados, mesmo à distância, através de plataformas de videoconferência contratadas pela Diretoria Executiva.

Ademais, muitos desses eventos já se configuram como rotineiros no cotidiano da Associação, principalmente as reuniões mensais, realizadas com a mesma regularidade há anos.

Assim, torna-se bastante claro que as atividades suspensas não têm qualquer cunho político ou relação com o processo eleitoral ora em curso, não fazendo, portanto, sentido algum a sua suspensão de forma unilateral e arbitrária.

Tal decisão prejudica inúmeros associados, que, principalmente neste período de pandemia, tinham, nessas atividades, um ambiente saudável e necessário de aprendizado, socialização, conhecimento para o autocuidado, entretenimento, saúde e assistência.

Assim, acabaram-se oficinas, aulas, projetos e debates que sempre contaram com a participação maciça do corpo associativo, e vinham sendo muito elogiados.

O prejuízo de tal arbitrariedade para os associados tornou-se evidente através das inúmeras manifestações de desagrado nas redes sociais, nas quais vários colegas já se posicionaram contra a suspensão das atividades.

A CE, que tem a obrigação de zelar pela disciplina do pleito, deveria ter participado, com todos os seus membros, das atividades, como Reunião Mensal e Sarau, o que, com certeza, faria com que tivesse um julgamento diferente.

A decisão foi motivada por argumentos das Chapas 1 – AEA de A a Z e 4 – Sempre Alerta, entre os quais havia a alegação revoltante e totalmente descabida de que os sorteios de brindes realizados na última reunião mensal teriam sido feitos com finalidade de angariar votos para as Chapas 2 – União, Compromisso e Trabalho e 3 – Fiscalizar e Avançar.

Ora, o sorteio de brindes nas reuniões é uma prática usual na AEA/BA, não tendo nada de extraordinário ou político. A alegação nos traz ainda um sério questionamento: será que as Chapas 1 e 4 e a Comissão Eleitoral realmente acreditam que os associados trocariam seus votos por brindes?

Essa é uma suposição inadmissível, que ofende a dignidade e o caráter dos nossos colegas. Essa prática em busca de votos não é nossa. Temos perfeita consciência disso e reafirmamos o respeito pelos associados da AEA/BA. Além disso, esta diretoria tem como prática a preservação das relações de amizades adquiridas ainda quando todos laboravam na Caixa.

Solicito, portanto, em nome da Diretoria Executiva, a imediata revogação da suspensão das atividades da AEA/BA, esclarecendo que estamos dispostos a buscar todos os meios necessários, inclusive judiciais, para fazer valer a legalidade e o respeito não só ao Estatuto da nossa entidade, mas, principalmente, aos nossos associados.

JOSÉ BONIFÁCIO SILVEIRA GOMES
Presidente Executivo AEA/BA