Nota de Repúdio à alteração do estatuto da FUNCEF

06/05/2020 3 Postado por: Marketing AEA-BA

A AEA/BA expressa oficial e publicamente o seu repúdio à alteração do Estatuto da FUNCEF, realizada de maneira ilegal pelo Conselho Deliberativo da entidade na última quinta-feira, 30 de abril.

Em atitude flagrantemente irregular, o CD da FUNCEF aprovou o novo texto com uso da regra de “voto de minerva”, enquanto que a medida necessita de maioria qualificada para aprovação.

O Estatuto ilegalmente aprovado reduz a quantidade de diretorias de seis para quatro, restringindo a participação dos beneficiários na gestão e elimina a exigência de voto qualificado para aprovação de mudanças estatutárias e em regulamentos de planos de benefícios pelo Conselho Deliberativo.

O texto ainda modifica o sistema eleitoral para os órgãos colegiados da entidade, substituindo a chapa previamente montada por candidaturas individuais e eliminando a sincronização dos mandatos.

É bastante nítido que as alterações no Estatuto da FUNCEF têm por objetivo minar a voz dos beneficiários na entidade, prejudicando suas possibilidades de participação e achatando ainda mais os já reduzidos direitos daqueles que são, na verdade, os verdadeiros donos e mantenedores da FUNCEF.

As medidas ensejam repúdio não apenas por terem sido feitas de forma ilegal, mas também por terem sido conduzidas de forma sorrateira e covarde em meio a um período delicado de isolamento social e pandemia como o que vivemos.

Fazendo coro a diversas outras associações de aposentados da Caixa pelo Brasil, a AEA/BA repudia veementemente a decisão do CD da FUNCEF e buscará os devidos canais legais para a reparação dessa atitude ilegal e desrespeitosa.

SOMOS TODOS AEA/BA!