Nova sede social em debate

Nova sede social em debate

18/01/2023 6 Postado por: admin

A Diretoria Executiva da AEA/BA promoverá uma nova reunião amanhã, dia 19/01, a partir das 15:00, para uma avaliação definitiva sobre a proposta de mudança da sede social. A reunião acontecerá no auditório da sede social, na Rua do Cabeça, e contará com a presença dos membros dos poderes e também de associados. Quem não puder comparecer terá a chance de acompanhar e opinar através da plataforma de videoconferência Zoom, com acesso através do link que será divulgado por e-mail e grupos institucionais de WhatsApp.

Está descartada, pelos menos a curto prazo, a compra de um novo imóvel para instalação da sede social. Foi o que ficou decidido na reunião realizada sexta-feira passada, dia 13/01, pois alguns dirigentes sugeriram a criação de uma comissão para estudar o assunto. Estiveram presentes na reunião o Presidente Executivo, José Bonifácio, o Presidente do Conselho Deliberativo, Cezenildo Souza, o Presidente do Conselho Fiscal, Geraldo Antônio, e o Presidente do Conselho Consultivo, Francisco Cantalino, além de vários membros dos poderes e associados.

Na reunião passada foi apresentada uma nova proposta de mudança, através de locação de um espaço existente no Shopping Boulevard 161, no Itaigara. O local está em uma das regiões escolhidas pelos associados que se manifestaram através de uma pesquisa formulada pela Diretoria Executiva. A região obteve a adesão de 24,6% das respostas.
Em primeiro lugar ficou a região do Caminho das Árvores, com 37,4%. A região da Barra ficou em terceiro lugar com 10,6% de aprovação.

Coube ao Diretor de Relações Institucionais, Francisco Gidi, apresentar a proposta de locação. O diretor informou que a pesquisa por um novo espaço acontece desde o segundo semestre de 2019, mas acabou sofrendo um arrefecimento por conta da Pandemia da Covid-19, que deixou o mercado de imóveis comerciais com muita instabilidade.

A proposta de aluguel, em princípio, pode parecer inadequada, tendo em vista que a AEA/BA possui uma sede própria no centro de Salvador e a entidade já conta com recursos financeiros para compra de um novo espaço. Entretanto, na avaliação de alguns gestores a compra só deverá ocorrer após uma discussão mais ampla. Por isso, eles defendem a criação de uma comissão para realização desses estudos.

Como a sede atual não oferece condições de ampliar a frequência de associados, por estar localizada em um prédio muito antigo, sem infraestrutura e apresentar péssimas condições de segurança — além da dificuldade de acesso — a mudança para um local alugado resolveria esses problemas e os custos mensais seriam absorvidos com uma frequência mais constante dos associados.

A ideia é destinar o espaço para atividades que possam gerar receitas. Gidi apresentou uma planilha de custos demonstrando que o valor do aluguel seria suportado pela rentabilidade financeira oriunda da aplicação do montante que seria utilizado para a compra do imóvel.

Além disso, a sede atual poderia ser alugada, o que proporcionaria entrada de recursos novos. Dentro da proposta, ainda existe a possibilidade de convidar a APCEF para instalar a sua sede administrativa também no Boulevard 161 e o custo do aluguel que a entidade paga pelas salas no centro de Salvador seria revertido em favor da AEA/BA.

“Acho que a AEA poderia concretizar essa mudança e assim avaliar com o decorrer dos primeiros meses de atividade se realmente o espaço atenderia o objetivo. Isso não acontecendo, a entidade retornaria para sua sede própria ou compraria um espaço novo, em vista da disponibilidade financeira existente”, comentou a associada Maria Robélia Machado.

Segundo o que está sendo negociado com os proprietários do imóvel existente no Boulevard 161, o contrato de aluguel terá um prazo inicial de 5 (cinco) anos, com renovação, mas após o cumprimento dos primeiros 12 (doze) meses poderá ser rescindido pela AEA/BA, sem a obrigatoriedade de pagamento de multa contratual.