Nas duas Assembleias Gerais Ordinárias realizadas na tarde de ontem, no auditório da AEA/BA, os associados elegeram, na primeira, a comissão que vai coordenar os trabalhos do processo para eleição do Conselho Deliberativo, triênio 2020/2022, e, na segunda, aprovaram a prestação de contas do exercício de 2018.
O presidente do Conselho Deliberativo da AEA/BA, Sebastião Gomes Brito, abriu a primeira sessão, cujos trabalhos só foram iniciados na segunda chamada, às 14:30. Disse que o CD publicou os editais de convocação de ambas as assembleias em cumprimento ao que exige o estatuto da entidade.
ELEIÇÃO DA COMISSÃO ELEITORAL
Em seguida, solicitou ao plenário que os associados interessados em participar da comissão eleitoral, composta por três membros, se manifestassem. O processo de escolha foi rápido, em função de que somente três se apresentaram. Submetida à votação da AGE, a comissão foi eleita por unanimidade, ficando formada pelos associados Manoel Vasconcelos, Solange Damasceno e Margarida Lopes.
A segunda assembleia também obedeceu ao horário previsto, sendo iniciada às 15:30, tendo como assuntos a prestação de contas do exercício de 2018 e as ações efetivadas pela diretoria executiva em diversos segmentos.
Ficou a cargo da diretora financeira, Graça Valverde, fazer a exposição do resumo do balanço de 2018, destacando os itens de maior interesse. Graça falou sobre o esforço que toda a diretoria vem fazendo para a redução de custos, salientando o firme propósito de que todas as despesas sejam custeadas, apenas, com a receita das mensalidades dos associados.
Plenário atento à exposição do balanço de 2018
Ao final, demonstrou o resultado geral do balanço de 2018, que registrou um superávit de R$ 84.776,53. Vale ressaltar, porém, que este valor apresentado, se refere, apenas, aos meses de outubro a dezembro, período em que um novo escritório passou a ser responsável pela contabilidade da AEA/BA.
De janeiro a setembro, período em que a contabilidade era feita pelo escritório anterior, o superávit foi de R$ 145.480,47. Isso equivale a dizer, portanto, que, somando-se os valores dos dois períodos, o superávit final foi de R$ 230.257,00. O balanço do exercício de 2018 estará à disposição para análise dos associados na secretaria e no site da AEA/BA.
AÇÕES IMPLEMENTADAS PELA DIRETORIA
Graça Valverde discorreu, ainda, resumidamente, sobre algumas ações realizadas pela Diretoria Executiva, em função do adiantado da hora, mas estas ações estão complementadas na relação que estava em seu poder, a qual está descrita, abaixo:
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Reorganização financeira e contábil da entidade, ajustando-as para atender aos prazos exigidos pelo estatuto;
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Propósito de não reajustar as mensalidades dos associados até o final desta gestão, em 2020;
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Otimização da comunicação com os associados, através do site e das redes sociais;
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Festa dos aposentados, em janeiro;
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Homenagens ao aniversário da AEA/BA e ao mês da mulher, em março;
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Participação da Bahia nos Jogos da FENACEF, em maio;
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Festa de São João, em junho;
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Festa da primavera, em setembro;
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Simpósio da FENACEF, a Bahia como anfitriã, em outubro;
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Confraternização de natal, em dezembro;
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Análise em curso para escolha e aquisição do imóvel onde será implantada a nova sede da AEA/BA, obedecendo aos critérios exigidos pelo estatuto;
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Implantação do serviço social e o consequente desenvolvimento de projetos, em conjunto com a diretoria social, dentre eles oficinas de trabalho, grupo de diálogo, visitas a museus, caminhadas, passeios ecológicos e plantio de árvores.
Em seguida, o presidente do conselho deliberativo, Sebastião Gomes Brito, submeteu a AGE a votação das contas do exercício de 2018, sendo aprovadas com 26 votos, havendo duas abstenções. Após agradecer a presença de todos, Sebastião deu por encerrada a assembléia.
Como previsto na pauta da reunião mensal, ao final, os aniversariantes do mês de agosto foram homenageados.
SOMOS TODOS AEA/BA!
Olhem, a aceitação dos membros para a COMISSÃO da ELEIÇÃO do CD, foi unânime.
Os 26 VOTOS E 2 ABSTENÇÕES, FORAM PARA A VOTAÇÃO de APROVACAO DO BALANÇO 2028.
Outra coisa, o balanço à disposição dos associados para análise na Secretaria como diz aqui, não corresponde com a verdade pois, na secretaria não tem nada ainda. ***
Muitô bem.
Obrigada pelo trabalho zeloso em benefício de todos os associados.