Histórico

A AEA/BA nasceu da vontade e idealismo do seu primeiro presidente, o aposentado Fernando Alves Cabirta, que juntamente com mais 45 aposentados e 12 pensionistas da Caixa Econômica Federal, num total de 58 pessoas, fundaram a Associação dos Economiários Aposentados e Pensionistas da Bahia.

A primeira reunião preparatória para a criação da AEA/BA aconteceu no dia 09 de abril de 1986, no auditório da Caixa Econômica Federal, situado na Rua Virgílio Damásio, nº 01, 7° andar, no centro histórico de Salvador, onde funcionava a então Sede daquela empresa.

Nesta reunião, cinco pontos foram destacados: a idéia da formação de uma Associação, exclusivamente, dos aposentados e pensionistas da CEF (sigla da CAIXA à época); criação, aprovação dos Estatutos e Regimento Interno da associação; informação sobre os acontecimentos do movimento associativo nos demais Estados da Federação; uma carta da AEA/SP ou RG do Sul conclamando aos aposentados da Bahia a se juntarem e formarem a associação e, por fim, a instalação da primeira Diretoria, que só veio acontecer em 02 de setembro de 1986.

Os presentes listaram aqueles que entendiam ser os principais objetivos que deveriam nortear a associação: defender os direitos e interesses dos associados; promover atividades sociais, culturais e esportivas com a finalidade de congraçamento; prestar auxílio pecuniário aos associados, observando a existência de recursos disponíveis para tal fim.

Considerando a necessidade de oferecer uma estrutura física aos seus associados, em 12 de setembro 1997 foi inaugurada a sede própria, composta de cinco salas (701, 702, 706, 707 e 708), localizada à Rua do Cabeça, 10 Edf. Marquês de Abrantes, Centro, em Salvador/BA.