Terça-feira (17/10) foi Dia Nacional de Luta Pelo Saúde Caixa
O Dia Nacional de Luta Pelo Saúde Caixa (terça-feira, 17/10) foi aprovado pelos trabalhadores da CAIXA contra a postura da administração da nas negociações em torno da renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) sobre o plano de saúde. Uma outra mobilização também já está agendada para 30 de outubro.
O banco se mantém intransigente em seu posicionamento de limitar suas contribuições para o custeio do plano no percentual fixado pelo estatuto, de 6,5% da folha de pagamentos, o que acarretaria em um aumento médio de 85% nas contribuições feitas pelos empregados.
A reivindicação dos empregados é a manutenção dos 70/30 da coparticipação, a permanência dos princípios da solidariedade, mutualismo e do pacto intergeracional; Saúde Caixa para todos; e a melhoria e ampliação da rede credenciada.
Além disso, o banco sinaliza como “solução” para a sustentabilidade do plano a cobrança por faixa etária, o que excluiria do plano grande parte de aposentados que não conseguiriam pagar a mensalidade do plano, pois já sofrem com um enorme achatamento salarial, um famigerado equacionamento do fundo de previdência, além das despesas próprias para sobrevivência, naturalmente mais oneradas com a soma dos anos.
Por isso, a participação nestes dois dias de luta, ou seja, nesta terça-feira, dia 17, e depois, no dia 30 de outubro, é fundamental para demonstrarmos à direção do banco nosso poder de mobilização.
Beleza