Em reunião e visita, AEA/BA apresentou imóvel do Costa Azul aos associados
A AEA/BA realizou nesta quinta-feira (08/08), às 15h, reunião e visita às dependências do imóvel no edifício Eldorado, localizado no Costa Azul. A Diretoria Executiva propõe que o espaço funcione como nova sede social.
A reunião foi aberta pela Presidente Executiva, Paloma Amazonas, que apresentou o espaço, ressaltando a necessidade da aquisição de uma nova sede diante das péssimas condições do imóvel atual. Paloma falou sobre a questão da falta de segurança no centro da cidade, a deterioração da atual sede e questões como a disponibilidade de transporte e acesso ao imóvel no Edifício Eldorado.
O Diretor Patrimonial, Roberto Almeida, respondeu a alguns questionamentos dos associados sobre a estrutura do prédio e falou sobre o esforço da Diretoria Executiva para encontrar um imóvel de qualidade que suprisse as necessidades dos associados. Para Roberto, o espaço deve proporcionar melhores condições para a realização de atividades lúdicas, como as oficinas que a AEA/BA já oferece.
“As pessoas que consideram que este espaço é acolhedor, de qualidade, e que trará benefícios para a associação, convençam pessoas para participar da Assembleia Geral Extraordinária”, disse o diretor. Sobre a antiga sede, Roberto disse que a sua situação deverá ser discutida posteriormente.
Os associados fizeram intervenções sobre a viabilidade da aquisição do imóvel, do ponto de vista contábil; houve críticas também à atual sede, bem como a discussão sobre a requalificação do centro, o que poderia eventualmente valorizar as propriedades imobiliárias da região. O associado Sebastião Brito afirmou que a compra deste imóvel seria um investimento e não um gasto.
Sobre a possibilidade de a nova sede atrair mais os associados, a Presidente Paloma reforçou a facilidade da localização e da segurança, além da utilização dos espaços mais amplos e confortáveis para a realização de atividades lúdicas e comemorativas.
A Presidente Paloma encerrou a reunião pedindo aos associados para convidar os colegas e incentivá-los a participar da AGE que acontecerá no dia 20/08.
Antes, porém, haverá três dias extras de visitas ao imóvel no Edifício Eldorado, Rua Doutor José Peroba, nº 149 – 7º andar, Costa Azul – Salvador-BA:
Dia 13/08 (Terça-feira) – 09h-12h
Dia 15/08 (Quinta-feira) – 14h-17h
Dia 20/08 (Terça-feira) – 09h-12h
Concordo com a aquisição do imóvel apresentado.
As instalações são boas,atendem as necessidades da AEA e o melhor, serão poucos os reparos e adaptações que deverão ser realizados.
Concordo plenamente ..precisamos sair urgente do centro da cidade …e o local é muito bom
Salvo melhor observação, avalio que o comunicado da ASCOM só registra, possivelmente, por lapso, as manifestações positivas colhidas na reunião reportada. Corrijo o comunicado escrevendo que, presencialmente, as manifestações, da plateia, contrárias à aquisição do imóvel superaram, em número, as favoráveis. Claro, como era de se prever, as manifestações dos membros da Diretoria da AEA/BA foram favoráveis à aquisição.
Acrescento que o Comunicado omitiu a solicitação de dados feita, por este Associado, por duas vezes, à Presidência da AEA, sobre as estatísticas de atendimento da instituição, para balizar a construção de um plano estratégico de ação para a Associação, até esta data não atendida. Tais estatísticas poderiam funcionar como um raio x para reflexão sobre a necessidade de nova sede ou não e quais as reais demandas que a maioria dos associados apresenta, na atualidade.
Criei e já disponibilizei, como prometido, o Grupo de WhatsApp DEPAI – Debate Especial Pre-Aquisição de Imóvel para ampliar os dados sobre a pretendida operação, objetivando familiarizar e enriquecer os associados com informações para apoiar as decisões individuais, quando da Assembleia Geral.
Salvo melhor observação, avalio que o comunicado da ASCOM só registra, possivelmente, por lapso, as manifestações positivas colhidas na reunião reportada. Corrijo o comunicado escrevendo que, presencialmente, as manifestações, da plateia, contrárias à aquisição do imóvel superaram, em número, as favoráveis. Claro, como era de se prever, as manifestações dos membros da Diretoria da AEA/BA foram favoráveis à aquisição.
Numa última msg no WhatsApp da ASCOM AÉA, fala dos objetivos da mudança, pensamentos utópicos que nada tem para ser denominado de objetivos. Espaços mal divididos para atender as necessidades atuais.
Não entendo como a mesma área da sede comportará todas as atividades propostas e outras que venham a serem programadas, estão subestimando nossa inteligência e capacidade de decisão do que são bons propósitos. Volto mais tarde com outras observações. Eu já fui 02 (duas) vezes ao imóvel. O conhecia antes com visitas à ASFEB em diversas ocasiões, a qual ocupa todo um andar.
A AEA/BA, através da ASCOM, divulgou três videos com manifestações favoráveis à pesquisa para aquisição de imóvel para instalação da pretendida nova sede da Associação.
Para tratar a questão com a devida isonomia, deveria, também, produzir e divulgar vídeos com igual número de associados que têm argumentos contrários à aquisição do imóvel.
Como foi dito nessa reunião pela Presidente não se sabe ainda o destino da atual sede. Sequer foi feita avaliação para se saber valor de mercado para venda ou aluguel
Em se comprando o imóvel proposto pela DE, por quanto tempo ficaremos com despesa duplicada?
A arrecadação mensal não está cobrindo nem as despesas mensais extraordinárias. Sendo necessário aporte dos rendimentos das aplicações, em torno de 30%; dessas despesas
Caso seja adquirido o imóvel já ficaremos com uma despesa duplicada e ainda a redução dos rendimentos do valor aplicado
Queremos uma associação longeva e não indo a bancarrota
MANIFESTO ÀS ASSOCIADAS E ASSOCIADOS DA AEA/BA
Por que se posicionar contrário à aquisição do imóvel proposto pela Diretoria Executiva da AEA/BA?
De antemão queremos deixar bem claro que não somos contrários em hipótese alguma à mudança da sede, não estamos de acordo é com a condução do processo e a compra do imóvel proposto e elencamos abaixo as justificativas para tal posicionamento:
1. Não existe proposta em andamento de venda ou aluguel da atual sede, sequer foi realizada uma avaliação de mercado para se ter idéia do valor desta, tanto para venda, quanto para aluguel;
2. Pretende-se adquirir e reformar o pretenso imóvel com recursos que estão aplicados e sendo remunerados;
Ora, se a arrecadação da Associação não está cobrindo nem as despesas ordinárias mensais, sendo necessário que se utilize os rendimentos da aplicação para cobrir cerca de 30% dessas despesas, como vamos duplicá-las? Porque, se não vender ou alugar a sede atual passaremos a ter duas despesas: a da sede atual e a do pretendido imóvel.
3. Impressões sobre o imóvel proposto:
– A localização: rua com bastante trânsito e engarrafamentos constantes; dificuldade para estacionar e os poucos estacionamentos pagos existentes são muito caros; pouco movimento de ônibus; segurança semelhante à qualquer local da cidade, tendo o agravante de no final da tarde ter pouca circulação de pedestres;
– O prédio: tem 25 anos, necessitando de reforma, o que pode gerar futuras despesas com taxa extra de condomínio: não há segurança própria;
– A sala: possui instalações de qualidade, porém, só tem 1 banheiro, as subdivisões internas são pequenas, sendo necessária reforma para adequar às atividades desenvolvidas para os (as) associados (as)
Partindo-se da premissa de que os recursos da Associação são daqueles que contribuem mensalmente para ela, estes devem ser utilizados com responsabilidade e cautela, visando à preservação e longevidade da instituição.
Pedimos a todas e todos que analisem, avaliem, reflitam e DECIDAM pelo NÃO à compra do imóvel definido pela Diretoria Executiva da AEA/BA.