Esclarecimentos à Carta 001/2023
A Diretoria Executiva da AEA/BA, através do seu presidente executivo, José Bonifácio, recebeu nessa quarta-feira, dia 13/09, carta de número 001/2023, subscrita e assinada por três ex-presidentes que estiveram à frente da entidade, no período de 2009 a 2017, solicitando algumas providências, em razão do teor da matéria divulgada no site, em 25 de abril de 2023, titulada “Diretoria Executiva realiza nova reunião sobre a Revisão Contábil da AEA/BA“.
Dentre as solicitações dos ex-presidentes e visando preservar um possível desgaste institucional, a atual presidência executiva resolveu retirar a publicação da matéria acima mencionada e esclarecer outros pontos registrados na Carta 001/2023, cujo teor pode ser acessado através da área restrita do associado, mediante senha pessoal.
Todos os textos publicados no site e redes sociais oficiais da entidade, são redigidos pela empresa de jornalismo que presta serviços a AEA/BA, mas são devidamente revisados pela Diretoria de Relações Institucionais, supervisão e competência definidas no estatuto. A elaboração do texto é feita com base na percepção do representante da empresa, sempre presente na maioria de nossas reuniões e/ou através da gravação em vídeo, material que fica a disposição de todos os associados da entidade.
Em nenhum trecho da matéria ou da gravação da reunião, o Presidente do Conselho Fiscal, Geraldo Antônio, cita “a ausência dos livros de 2009 a 2017”, como assim mencionaram os ex-presidentes na citada Carta. A referencia apontada por Geraldo foi de que “os livros contábeis elaborados na gestão de 2018 a 2022, não poderiam ser registrados em cartório, como prevê a legislação, em razão de falta do registro dos livros de períodos anteriores”.
Em outro trecho da matéria, o Diretor Financeiro Jailton Sérgio, falou sobre a necessidade e obrigatoriedade que se tem de fazer os relatórios e controles operacionais: “Os livros são cadeias sucessivas de resultados contábeis. É preciso resolver a questão dos registros dos livros fiscais”. Bonifácio reforçou o que disse o Diretor Financeiro, afirmando que todas as questão apontadas no relatório da Revisão Contábil, serão solucionadas até o final do seu mandado, em 31/12/2023.
A título de esclarecimento adicional, a íntegra do relatório final da Revisão Contábil do período de 2009 a 2017, encontra-se publicada em área restrita do site da AEA/BA, no PORTAL DO ASSOCIADO, com acesso através de senha pessoal.
O Presidente Executivos José Bonifácio enfatizou ainda que o texto da matéria publicada e agora retirada do site, por solicitação dos ex-presidentes, foi o resultado da apresentação do Relatório Final da Revisão Contábil elaborada pela empresa de contabilidade TRICONT, que atualmente presta serviço a AEA/BA. Para essa reunião, que ocorreu no dia 24 de abril de 2023, foram convidados os membros de todos os poderes da entidade, mas apenas membros da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal se fizeram presentes, além de representante da TRICONT.