Poderes da AEA/BA fizeram debate sobre relatório da Revisão Contábil
A AEA/BA promoveu um debate entre os gestores dos poderes sobre o relatório da Revisão Contábil elaborado pela empresa de contabilidade Tricont. A reunião aconteceu nesta quinta-feira, 23/02, a partir das 18:00, com transmissão pela plataforma de videoconferência ZOOM.
A reunião foi iniciada com a fala do diretor financeiro da AEA/BA, Sérgio Pontes, que detalhou sobre o processo de revisão contábil. A contratação da empresa Tricont teve como objetivo apurar e analisar possíveis erros de classificações contábeis.
Geraldo Antônio, Presidente do Conselho Fiscal, falou que a revisão contábil foi feita pela falta de muitos documentos e de uma escrituração regular mensal na associação. Geraldo acredita que a revisão contábil deverá suprir a auditoria externa.
O representante da Tricont, Alex, afirmou que uma das coisas que mais preocupou foi a falta dos registros dos livros. Sobre a auditoria, Alex levantou a questão do material que precisa ser auditado. Segundo o prestador de serviço, qualquer que seja a auditoria, será difícil chegar a um resultado satisfatório tendo em vista a falta de registro de informações e alguns documentos.
Margarida Lopes, conselheira do Conselho Deliberativo, pediu acesso aos relatórios preliminares da revisão contábil e também à gravação da reunião. Já o Presidente do CD, Cezenildo do Nascimento Souza, fez alguns questionamentos sobre o resultados da revisão contábil e chamou atenção sobre o quanto será gasto para a contratação da uma auditoria independente.
Finalizando, o Presidente Executivo, José Bonifácio, afirmou que os pareceres fiscais são transmitidos pelo Conselho Fiscal à Diretoria Executiva e posteriormente são enviados ao Conselho Deliberativo para que sejam repassados aos conselheiros, respeitando os prazos estatutários da AEA/BA. Bonifácio ainda enfatizou que não foi proposta da atual gestão executiva realizar auditoria independente.
No início do mês de março, a Tricont deverá encaminhar à Diretoria Financeira, o relatório final da revisão contábil, contemplando o período compreendido entre os anos de 2009 a 2017. O documento será objeto de uma análise dos poderes constituídos da AEA/BA, para uma tomada de decisão sobre tudo que for apontado.
Solicito informar quando a carteira de empréstimo será reaberta.