Posicionamento do Presidente da AEA/BA sobre recentes discussões acerca da renúncia de parte do Conselho Deliberativo da entidade
PRESIDENTE DA AEA/BA SE POSICIONA SOBRE AS RECENTES DISCUSSÕES ACERCA DA RENÚNCIA DE PARTE DO CONSELHO DELIBERATIVO (CD) DA ENTIDADE, COMUNICADA A TODOS OS ASSOCIADOS ATRAVÉS DOS CANAIS OFICIAIS DA ASSOCIAÇÃO, A PEDIDO DO ENTÃO PRESIDENTE, ADEMILTON FERREIRA LOPES.
Aos Associados da AEA/BA,
Prezados Colegas,
Diante das repercussões sobre a renúncia do Presidente do CD da AEA/BA conforme sua comunicação de 14/09/2021, difundidas com avaliações pessoais de alguns associados, principalmente no grupo do WhatsApp “Somos Todos AEA/BA”, canal NÃO OFICIAL de comunicações e troca de informações entre os participantes que fazem parte da referida ferramenta de rede social, venho, de público e através dos canais oficiais da nossa Associação, fazer minhas considerações pertinentes sobre o assunto.
Quero tranquilizar a todos os associados informando:
Que,
apesar do problema localizado no CD, onde vários Conselheiros estavam insatisfeitos com a forma adotada pela Presidência na condução dos trabalhos naquele Colegiado, por não terem espaço para participarem das decisões.
Que,
os demais Poderes da AEA/BA estão funcionando normalmente e desempenhando as suas atribuições definidas no Estatuto, como vemos a seguir:
O CF (Conselho Fiscal) vem realizando normalmente as reuniões em cumprimento das atribuições pertinentes, com encaminhamento de orientações e providencias a serem adotadas pela DE, conforme previsto no Estatuto.
Que,
a DE, através da Diretoria Financeira, continua disponibilizando, no Portal do Associado, os balancetes mensais e balanços anuais nos prazos estabelecidos, o que somente veio a acontecer na AEA/BA a partir de Janeiro/2018.
Ou seja,
a DE (Diretoria Executiva) também está funcionando normalmente, e, apesar da Pandemia vem disponibilizando, de forma virtual, atividades como o Ensaio do Coral Aquarela, Dança de Salão, Yoga, Tai Chi Chuan e Biodança, pelo projeto “VIDA em MOVIMENTO – Geração do Amanhã“, além de continuar com o PAAEA II, atendendo aos colegas enquadrados na situação de vulnerabilidade Social e Financeira.
Informo ainda que está em curso na DE a execução de um trabalho de Revisão Contábil a partir de 2009.
Em relação à contratação de Auditoria Externa, informo que, após a definição dos critérios, o CD deverá enviar o processo à DE para providenciar a contratação da Auditoria, em conformidade com o Estatuto.
Salvador, 21 de setembro de 2021
José Bonifácio Silveira Gomes – Presidente da Diretoria Executiva (DE)
Parabenizo a DE pela transparência das informações, principalmente a disponibilidade dos balancetes.
A DE, está de parabéns com o comunicado, acima, aos Associados, que deve dirimir muitas dúvidas, entre os demais, da continuidade das Atividades Associativas, que vem sendo executada, a luz do nosso Estatuto, apesar das recentes discussões à respeito da Renúncia de alguns Conselheiros e cancelamento da AG que se realizaria dia 15 de setembro.
Fico temeroso só em “projetat” para um futuro próximo, a inevitável adesão ao nosso quadro associativo de um contingente de ex-colegas que se notabilizaram mais pela “politica”, nem sempre honesta, vez que visava muito mais a concentração do poder em sua mãos, do que outra forma qualquer de relacionamento laboral. Se agora, ainda sem a atuação desse grupo citado, começam a eclodir divergências, disputas de posições, e interesses outros que não aqueles do bem coletivo, fico imaginando como poderá ser o “amanhã” da nossa Associação de Antigos Colegas de Trabalho”.
Concordo bom vc Roberto. Nunca vi isso na AEA, sobretudo partindo de pessoas que nunca frequentaram a AEA, e não tinham conhecimento do clima de harmonia que lá imperava.
Sinceramente tem me incomodado muito essa “guerra de titãs” e tenho pensado em me desvincular da entidade e procurar outros meios de me manter em conexão com os meus ex-colegas e me manter atualizada dos assuntos pertinentes a uma aposentada Caixa. Me pergunto o que há de tão valoroso além disso para que haja tanto desencontro. Observo que esses embates são recorrentes, durante o auge da pandemia participei de uma assembléia online que fiquei chocada com o nível das discussões. Desculpem o desabafo!
Sinceramente tem me incomodado muito essa “guerra de titãs” e tenho pensado em me desvincular da entidade e procurar outros meios de me manter em conexão com os meus ex-colegas e me manter atualizada dos assuntos pertinentes a uma aposentada Caixa. Me pergunto o que há de tão valoroso além disso para que haja tanto desencontro. Observo que esses embates são recorrentes, durante o auge da pandemia participei de uma assembléia online que fiquei chocada com o nível das discussões e saí da sessão antes de terminar. Desculpem o desabafo!
Parabéns a Roberto Brito pela lembrança e lucidez de posicionamento.
¨”Informo ainda que está em curso na DE a execução de um trabalho de Revisão Contábil a partir de 2009.”
No comunicado acima fala-se em Revisão Contábil, vejo contrario ao posicionamento do ,PARECER TÉCNICO Nº 003-2020 – CF, há irregularidades conforme o relatório do CF, então carece de uma Auditoria Externa Independente (vide Estatuto) com resultados para publicizar aos associados (as).
Quem está executando o trabalho?
Qual o Valor?
Houve processo licitatório?
A falta de esclarecimentos por parte da DE aos seus associados continua! Revisão Contábil não é auditoria! Se faz super necessário uma Auditoria Externa Independente, como já era previsto e votado em assembleia. Onde está o respeito à totalidade?
ESTOU AGUARDANDO RESPOSTA DO COLOCADO:
“”Informo ainda que está em curso na DE a execução de um trabalho de Revisão Contábil a partir de 2009.”
No comunicado acima fala-se em Revisão Contábil, vejo contrario ao posicionamento do ,PARECER TÉCNICO Nº 003-2020 – CF, há irregularidades conforme o relatório do CF, então carece de uma Auditoria Externa Independente (vide Estatuto) com resultados para publicizar aos associados (as).
Quem está executando o trabalho?
Qual o Valor?
Houve processo licitatório?”
Não vejo sinalização dos poderes da AEA/BA de boa vontade e, muito menos, de ação para trazer a luz a verdade dos fatos ventilados no Parecer Politic… digo Técnico 003-2020. Lamentavelmente não fizeram NADA para cumprir o que foi decidido em Assembleia ocorrida ainda em 2020, quando foi aprovada contratar auditoria independente. para esclarecer as fakes… digo fatos Até hoje, nada! A quem interessa não esclarecer esses fatos??