Aprovado novo Estatuto da FENACEF

Aprovado novo Estatuto da FENACEF

15/08/2021 0 Postado por: admin

Após discussão e participação de associados de várias Associações de Economiários Aposentados de diversos Estados, foi consolidado e aprovado o novo Estatuto da Federação Nacional das Associações de Aposentados e Pensionistas da Caixa Econômica Federal – FENACEF.

A Assembleia Geral Extraordinária que aprovou por consenso o novo estatuto da Entidade, aconteceu no dia 28 de julho de 2021 e contou com a participação de 17 presidentes de associações federadas, além de membros da diretoria executiva, do Conselho Deliberativo e de membros da comissão eleita para consolidação das alterações do documento final.

HISTORICO DA FENACEF

Até 1985 existiam apenas as Associações do Ceará, Brasília, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Pará.

Com a criação de novas Associações, foi instituído o Conselho Nacional das Associações de Economiários Aposentados – C.N.A.E.A, embrião da atual FENACEF.

A primeira reunião foi realizada em 23/04/86 e contou com a presença das seguintes Associações: Bahia, Ceará, Brasília, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Pará.

Nos anos seguintes foram criadas as demais Associações, sendo que a última a ser instalada, foi a de Alagoas, criada em 1995.

Com o crescimento do número de aposentados e pensionistas e com o sucesso alcançado pelos Simpósios, que já eram realizados desde 1979, foi deliberada pela Assembleia Geral Extraordinária realizada em 26/08/1992, a transformação do Conselho em Federação, passando a denominar-se Federação Nacional das Associações de Aposentados e Pensionistas da Caixa Econômica Federal – FENACEF, com a aprovação, também, de seu primeiro Estatuto.

A FENACEF, que tem por objetivo principal congregar as Associações de Economiários Aposentados e Pensionistas da Caixa Econômica Federal tem atualmente em seu Conselho Deliberativo, 22 Federadas – uma em cada Estado. No caso do Amazonas (Acre/Rondônia/Roraima), Pará/Amapá e
Goiás/Tocantins, uma para mais de um Estado – hoje representa legalmente os aposentados e pensionistas da CAIXA, e tem sede própria em Brasília/DF, atua diretamente junto à CAIXA, FUNCEF e INSS, além de, quando necessário, agilizar ações de interesse coletivo para os associados das
Federadas.

A estrutura da FENACEF é constituída de 22 Associações, que compõem o seu Conselho Deliberativo; Conselho Fiscal – 3 membros titulares e 3 membros suplentes; Diretoria Executiva – Presidente, Vice-presidente, Secretário-Geral, Diretor Administrativo e Financeiro, Diretor de Eventos, Diretor Jurídico e de Benefícios e Diretor de Comunicação e Marketing.

Para ler o estatuto aprovado, com suas alterações, clique neste link .