Junho Violeta: combatendo a violência contra o idoso

15/06/2020 1 Postado por: Marketing AEA-BA

A AEA/BA apoia e participa do Junho Violeta, um movimento de conscientização sobre a violência contra idosos, instituído por ser o mês no qual, no dia 15, se celebra o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

A conscientização sobre o assunto e combate à violência contra idosos é uma necessidade primordial no Brasil, que possui mais de 30 milhões de habitantes acima dos 60 anos, muitos deles vítimas de violência física, psicológica e sexual, muitas vezes praticada por familiares ou pessoas próximas.

Acredita-se que a maioria dos crimes do gênero não sejam denunciados, o que se deve a motivos como afetividade e proximidade do agredido com o agressor, medo ou até mesmo falta de conhecimento sobre o que fazer para denunciar.

O canal mais comum para denúncia de violência e maus-tratos contra idosos é o Disque 100, linha comum para todo tipo de violação aos direitos humanos. No entanto, o Disque 100 é mais um sistema de informação, aconselhamento e levantamento de dados do que, efetivamente, um sistema de proteção; a denúncia junto à polícia, portanto, deve também ser feita como forma mais efetiva de garantir a proteção do idoso e a punição do agressor.

O bem-estar do idoso

A população idosa do Brasil está em constante crescimento. Projeta-se, para os nascidos em 2020, uma expectativa de vida de quase 77 anos, e estima-se que, até 2031, a quantidade de idosos será maior que a de crianças e jovens até 14 anos.

A garantia do bem-estar do idoso, assim, é uma necessidade evidente, cuja responsabilidade deve ser partilhada entre o Estado, a família e a sociedade como um todo.

Hoje, essa tarefa esbarra na ineficiência do poder público em suprir os direitos e necessidades dos idosos e na concepção preconceituosa, muito comum na sociedade, de que os idosos são socialmente descartáveis, improdutivos, custosos e representam a perda de faculdades físicas e mentais.

Assim, a garantia do bem-estar do idoso passa por uma mentalidade diferente, que o olhe com mais carinho, respeito e mesmo como um grupo que tem possibilidades de se manter ativo e contribuindo expressivamente com a sociedade em diversos aspectos. Dessa forma, a conscientização sobre a necessidade de valorização ao idoso é tão evidente quanto o dever de denunciar maus-tratos – daí a importância do Junho Violeta.

A conscientização de jovens e adultos passa não apenas pelo respeito e amor ao idoso de hoje, mas pela compreensão de que eles próprios devem construir uma vida saudável, independente e segura de imediato, a fim de garantir uma fase idosa mais feliz, igualmente saudável e livre de abusos.

Participe dessa iniciativa. A conscientização também depende de você!

SOMOS TODOS AEA/BA!