Oficinas com azulejos marcaram sucesso das visitas ao Museu Udo Knoff
Em mais uma etapa do projeto AEA Vai aos Museus, iniciativa da Diretoria Social, por meio da diretora Margaret Pisani e da Assistente Social, Priscila Albuquerque, os associados tiveram a oportunidade, nos últimos dias 03 e 04, de visitar o Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica, no qual conheceram o vasto acervo de azulejos e cerâmica da instituição e deram asas à imaginação com oficinas de arte.
Em ambos os dias, os associados foram recebidos por Renata Alencar, coordenadora do museu, que recitou o poema Orgulho de Ser, de Bráulio Bessa, enaltecendo a cultura e o jeito de ser do nordestino, e fez exposições sobre a história do museu Udo Knoff. Originado do acervo pessoal de seu homônimo, um ceramista alemão radicado na Bahia desde os anos 50, o museu Udo Knoff rapidamente se notabilizou por seu riquíssimo acervo de azulejos, jarros, telhas vitrificadas e objetos em cerâmica, originários principalmente da Europa, Brasil e México. Ainda no princípio da visita, além do poema, a canção “Canto das Três Raças”, da icônica sambista Clara Nunes, foi apresentada.
Ao longo de um lúdico processo artístico no qual evocaram diversas memórias afetivas, os associados puderam realizar pinturas em azulejos no dia 03 e mosaicos, também sobre azulejos, no dia 04, gerando belíssimos trabalhos e dando vazão à sua veia artística. Todo o processo das visitas foi coordenado por Renata Alencar, tendo também como facilitadores a coordenadora do setor educativo do museu, Etiennette Bossetto, e os mediadores Marinês Gonçalves e Guilherme Almeida.
O projeto AEA Vai aos Museus segue sua trajetória com visitas ao Memorial Irmã Dulce (17/9), Palacete das Artes (20/9) e novamente ao Udo Knoff, desta vez no dia 1º de outubro.
Valeu AEA!!!!