Oficinas com azulejos marcaram sucesso das visitas ao Museu Udo Knoff

Oficinas com azulejos marcaram sucesso das visitas ao Museu Udo Knoff

06/09/2019 1 Postado por: Marketing AEA-BA

Em mais uma etapa do projeto AEA Vai aos Museus, iniciativa da Diretoria Social, por meio da diretora Margaret Pisani e da Assistente Social, Priscila Albuquerque, os associados tiveram a oportunidade, nos últimos dias 03 e 04, de visitar o Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica, no qual conheceram o vasto acervo de azulejos e cerâmica da instituição e deram asas à imaginação com oficinas de arte.

 

Abertura da visita com recital de Renata Alencar.

Em ambos os dias, os associados foram recebidos por Renata Alencar, coordenadora do museu, que recitou o poema Orgulho de Ser, de Bráulio Bessa, enaltecendo a cultura e o jeito de ser do nordestino, e fez exposições sobre a história do museu Udo Knoff. Originado do acervo pessoal de seu homônimo, um ceramista alemão radicado na Bahia desde os anos 50, o museu Udo Knoff rapidamente se notabilizou por seu riquíssimo acervo de azulejos, jarros, telhas vitrificadas e objetos em cerâmica, originários principalmente da Europa, Brasil e México. Ainda no princípio da visita, além do poema, a canção “Canto das Três Raças”, da icônica sambista Clara Nunes, foi apresentada.

 

Grupo do dia 03 abriu a série de visitas.

Ao longo de um lúdico processo artístico no qual evocaram diversas memórias afetivas, os associados puderam realizar pinturas em azulejos no dia 03 e mosaicos, também sobre azulejos, no dia 04, gerando belíssimos trabalhos e dando vazão à sua veia artística. Todo o processo das visitas foi coordenado por Renata Alencar, tendo também como facilitadores a coordenadora do setor educativo do museu, Etiennette Bossetto, e os mediadores Marinês Gonçalves e Guilherme Almeida. 

 

O projeto AEA Vai aos Museus segue sua trajetória com visitas ao Memorial Irmã Dulce (17/9), Palacete das Artes (20/9) e novamente ao Udo Knoff, desta vez no dia 1º de outubro.

 

Trabalhos da oficina de mosaicos (esq.) e de azulejos (dir.)

 

SOMOS TODOS AEA/BA!