Outubro Rosa AEA/BA

Outubro Rosa AEA/BA

31/10/2020 0 Postado por: Marketing AEA-BA

A AEA/BA sempre tem se mantido atenta, nos últimos anos, à temática do Outubro Rosa, devido à grande importância da conscientização sobre o câncer de mama realizada nessa época. O câncer de mama é uma condição perigosa, que acomete milhões de mulheres em todo o mundo, e pode se desenvolver rápida e silenciosamente se não forem tomadas ações de prevenção.

Este ano, a principal ação da AEA/BA no Outubro Rosa foi de atuar de forma integrada com ações de promoção e prevenção em saúde a partir das atividades do Projeto Vida em Movimento: Geração do Amanhã e do Projeto Dançando Pela Vida. A gestão atual, que tem como objetivo geral trabalhar a sustentabilidade nos âmbitos social, econômico e ambiental, vem fazendo um trabalho sólido e atento à saúde de seus associados. Têm sido ofertadas oficinas práticas e educativas, lives, minicursos, aulas de Yoga, Tai Chi Chuan e Biodança, sendo essas últimas práticas integrativas em saúde como estratégia para se trabalhar o autocuidado, bem como para promover a informação, prevenindo, assim, doenças como o câncer de mama. Além disso, existe a dança de salão e o coral, que também são protagonistas no processo de integração, ludicidade e desenvolvimento do corpo e da mente. Em virtude da pandemia, foi instituído também o PAAEA (Programa de Apoio e Assistência Emergencial ao Associado), logo no começo da pandemia com o surgimento do Coronavírus, fazendo com que a entidade assistisse social e financeiramente aqueles que participaram do processo de entrevista e que se enquadravam nas regras do Programa.

Para a reunião mensal de ontem, destacamos a importância de abraçar a campanha do INCA (Instituto Nacional do Câncer) e do Ministério da Saúde com o tema: “Cuidado com as mamas, Carinho com o seu Corpo”, pois o câncer de mama é o segundo tipo da doença que mais acomete brasileiras, representando quase 30% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino, excetuando-se o câncer de pele não melanoma (INCA, 2020).

Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos agentes estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento (quanto mais idade, maior o risco de ter a doença), fatores relacionados à vida reprodutiva da mulher (idade da primeira menstruação, ter tido ou não filhos, ter ou não amamentado, idade em que entrou na menopausa), histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante (INCA, 2020).

Os principais sinais e sintomas da doença são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou nas axilas. Além disso, apesar de ser mais comum em mulheres, o câncer de mama também acomete os homens (INCA, 2020).

Entre as estratégias que são referendadas pelo Ministério da Saúde e pelo INCA de como devemos adotar medidas de prevenção e alerta em relação ao câncer de mama, destacamos:

— Prática de atividade física e alimentação saudável, com manutenção do peso corporal adequado, medidas que, segundo estimativas, poderiam ter evitado cerca de 30% dos casos; a amamentação também é considerada um fator protetor.

— Além de estarem atentas ao aparecimento de sintomas no próprio corpo e fazerem o autoexame (tocar a própria mama em busca de caroços e irregularidades), mulheres de 50 a 69 anos devem fazer mamografia de rastreamento a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes de a pessoa ter sintomas. A mamografia nesta faixa etária, com periodicidade bienal, é a rotina adotada na maioria dos países que implantaram o rastreamento organizado do câncer de mama e baseia-se na evidência científica do benefício desta estratégia na redução da mortalidade neste grupo.

A campanha da AEA trará ainda uma Live no dia 05 de novembro como forma de tirar dúvidas e debater sobre a temática. Além disso, como material de apoio, apresentamos algumas cartilhas informativas de grande importância para o tema:

Cartilha do INCA sobre o câncer de mama

Direitos sociais da pessoa com câncer

Bem-estar e qualidade de vida durante tratamento quimioterápico

Margaret Pisani

Diretora Social

Priscila Albuquerque

Assistente Social

Lucca Fróes

Comunicador

REFERÊNCIA: Brasil. INCA. Disponível em: https://www.inca.gov.br/ Acesso em: 29 de outubro de 2020.